domingo, 4 de novembro de 2012

Demetrius Montenegro


Demétrius Montenegro – Da Penumbra ao Abstrato
                          Um dos maiores artistas plásticos do país, Demétrius Montenegro é fruto das penumbras dos desejos gestacionais de sua matriarca a professora Maria de Fátima Borges, que pintou seu enxoval ainda grávida, e do pensamento abstrato de seu genitor Marcos José Montenegro de Barros, um autêntico representante do magistério nordestino.
                    Transeunte do litoral ao agreste. De Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde nasceu, a Nova Cruz, cidade-polo agrestano, onde mora, para a paradisíaca Praia da Pipa, no litoral sul potiguar, onde tem seu atelier, Demétrius revira as penumbras de seu inconsciente para encontrar as cores que marcam o abstrato de suas caricaturas de pele negra e cabelos indígenas, oferecendo elementos não-academizantes para a conformação de uma estética quilombista-indigenista.
Demétrius Montenegro com Epitácio Andrade e telas expostas
                     No universo de cores e relações sociais demetriano, alguns adereços e utensílios de origem estrangeira são assimilados à matriz étnica índio-negra para representar no quotidiano, sentimentos como solidariedade, compartilhamento, pertencimento e delicadeza, herdados das comunidades tradicionais.
A Hora do Angelus
                     Artista engajado, vanguardista e contemporâneo, que transita do erudito à cultura popular, Demétrius Montenegro está na labuta da transformação social para um mundo ecologicamente harmônico. Tive a honra de receber de sua autoria “Ida à Escola”, durante o lançamento de meu livro “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”, na terra onde reside, Nova Cruz, capital do agreste potiguar.
“Ida à Escola”, de Demétrius para Epitácio, de “A Saga dos Limões”
                         “Da Penumbra ao Abstrato” é um convite à contemplação do belo! Que venham todos e todas a exposição cultural de Demétrius Montenegro, no dia 24 de Novembro de 2012, a partir das 19 horas, na Galeria Montenegro, na rua principal da Praia da Pipa/RN.  

2 comentários:

  1. um grande artista e melhor é gente da gente

    ResponderExcluir
  2. Nunca meus olhos e minha alma buscaram tanto essas cores e essas histórias pintadas. Sei que ainda terei uma dessas obras pra minha contemplação diária. Um convite à vida. À simplicidade de quem tem orgulho de ser nordestino. PARABÉNS

    ResponderExcluir