segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

café



A Proibição do Café

 
xícara e sementes de café

A princípio, o leitor pode ser tomado por uma sensação de surpresa com o título do presente artigo que será superada com a seqüência de informações nele expostas. É provável que o café tenha sido a planta mais cobiçada, roubada e contrabandeada da história. Não é na obra de Plínio, o filósofo naturalista da antiguidade, que se encontram os primeiros registros sobre o café.

 
Plínio, filósofo naturalista romano

 Vem da Etiópia, a antiga Abissínia, de onde também veio à inspiração para o seu apreciador o músico libertário Bob Marley compor sua mítica canção War (Guerra): Enquanto a filosofia que declara uma raça superior e outra inferior não for finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada, enquanto não deixarem de existir cidadãos de primeira e segunda categoria de qualquer nação, enquanto a cor da pele de uma pessoa for mais importante que a cor dos seus olhos, enquanto não forem garantidos a todos por igual os direitos humanos básicos, sem olhar a raças, até esse dia, os sonhos de paz duradoura, cidadania mundial e governo de uma moral internacional irão continuar a ser uma ilusão fugaz, a ser perseguida, mas nunca alcançada.
 
Bob Marley


 Conta a lenda do pastor Kaldi que observava que suas cabras ficavam alegres e saltitantes quando comiam as folhas e os frutos dos cafeeiros e percorriam grandes distâncias com muito vigor. Levados os frutos a um mosteiro foi descoberto o processo de torra das sementes e submetidas à infusão em água quente, estava descoberto o café. Logo passaria a ser uma das grandes riquezas do império Otomano, que punia com a pena capital o seu contrabando. No império austríaco, o monarca Frederico, o grande, deparou-se com problemas em sua balança comercial motivados pela demanda por importação do café do império Otomano. A solução encontrada foi instituir uma política proibicionista para impedir o consumo de café. A política de proibição do café criou a figura dos cheiradores de café, que tinham a função de fiscalizar nas ruas e domicílios, os vestígios de consumo de café. A punição para os infratores eram chibatadas campais. Em 1683, com a derrocada do exército Otomano, no cerco a Viena, durante a retirada foi deixada uma grande leva de sementes torradas, suficiente para o café passar a fazer parte do cotidiano europeu. Esse episódio inspirou o genial compositor alemão Johan Sebastian Bach a escrever a opereta cômica Cantata Coffee, que se referia a um pai que queria impedir sua filha de consumir café. Entre os parceiros de cafeteria do poeta lisboeta Fernando Pessoa estava o mago ocultista Alister Crowley, mentor místico-intelectual do cantor roqueiro Raul Seixas, divulgador da lei da Thelema: "Faze o que tu queres há de ser o todo da lei."
"Amor é a lei, amor sob vontade"
"Não há lei fora, Faze o que tu queres." 

  
 Se hoje a humanidade rir de sua relação proibicionista-punitiva com o café no passado. Em futuro próximo, rirá de sua relação, com outra planta, a maconha. Quem viver verá.
símbolo da filosofia Thelema

Nenhum comentário:

Postar um comentário