sábado, 29 de julho de 2017

Arte Política


 Há 18 anos, Movimento Social Realizava Exposição Histórica

 

                   Em 30 de julho de 1999, o movimento  Patu 2001 realizou a exposição: “Patu Além do Turismo Romeiro”, na CLINIVIVA - Pronto Atendimento em Saúde Mental, bairro Barro Vermelho, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.
Convite exposição
 
 
           Presente ao evento, o artista plástico Ricardo Veriano Fernandes expôs a tendência histórico-cultural  do turismo patuense ao som da  música de Neemias Lopes e Paulo Sarkis.
Zé Pequeno e Ricardo cantarolando a corujinha (música de domínio popular)
 
Carlinhos Zens, Paulo Sarkis em 1999
 
 
             Essa Tendência ficara marcada pela retomada  dos trabalhos de resgate da história e preservação da memória do cangaço de Jesuíno Brilhante (1944-1979), e seu bando contra família Limão iniciados com as pesquisas para elaboração da revista Igapó da Fundação Cultural  José Augusto/RN sobre Jesuíno Brilhante, em 1981, por Emanoel Cândido do Amaral , Aucides Bezerra de  Sales e Luiz Elson.



  
Revista Jesuíno Brilhante (1987)
 

                                                          
 Revista Jesuíno Brilhante

Cartilha Jesuíno Brilhante
 
 
                      As atividades da retomada culminaram com várias produções anuais do espetáculo teatral “ O Auto de Jesuíno”, em Patu/RN; com a dissertação de mestrado Lugares de Memória: Jesuíno Brilhante e os testemunhos do cangaço nos Sertões do oeste potiguar e fronteira paraibana (João Pessoa/PB, UFPB), da professora Lúcia Maria de Souza Hollanda;  com a edição de duas novas revistas sobre Jesuíno e com  o ensaio historiográfico  A Saga dos Limões- Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante (2011), do médico psiquiatra e sanitarista Epitácio de Andrade Filho, fundador  do movimento.

Dissertação sobre Jesuíno Brilhante
 
 
Capa de A saga dos Limões
 

              Desse evento efêmero-itinerante, a psicóloga Sheylla Maria Moura Rodrigues, especialista em psicoterapia de família e casal, pela  Universidade de Bruxelas, capital da Bélgica, na Europa ocidental aceitou o convite do sindicalista Genésio Neto Pola Pinto para conduzir uma reunião com usuários e familiares atendidos no hospital geral de Janduís, aonde foi apresentado um projeto sobre a realização de encontros para tematizar os campos da radiodifusão comunitária e saúde mental coletiva no médio-oeste potiguar, que vieram a ser realizados nos anos seguintes: O primeiro, em Janduís, no ano de 2000; O segundo, em Patu, em 2001, no Santuário ecológico da serra do Lima; O terceiro, em Martins, no ano de 2002, que contou com a participação dos integrantes do programa “porque hoje é sábado” da radio rural de Caicó, no Seridó potiguar ocidental; O quarto encontro de saúde mental e radiodifusão comunitária do médio-oeste passou para o alto-oeste foi realizado na cidade de Rafael Fernandes.     


Dra. Sheylla Rodrigues em Janduís


 

Santuário do Lima óleo sobre tela

 
            Naquele...

 
 

           Há 18 anos, no sopé da serra do Cangaíra, na zona rural de Messias Targino, no médio-oeste potiguar, a arte contemporânea do artista multimídia Jota Medeiros era apresentada a agricultores familiares. A obra? Os 100- terra

 
Pola( de boné), Epitácio e agricultores familiares com "Os 100 terras" de Jota Medeiros
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário